O que é a Lei Paulo Gustavo?

Decretada em maio de 2023, a Lei Federal Complementar Paulo Gustavo é fonte fundamental de recursos para a Cultura no Brasil. Por meio dela, o Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, em parceria com Governos Estaduais e Municipais, destina bilhões de reais para o fortalecimento do setor.

 A lei tem papel essencial na recuperação da cultura brasileira, principalmente depois da pandemia de Covid-19. Busca também a revitalização de espaços e o apoio a artistas e profissionais da área. 

Além de promover a inclusão e a criatividade em todo Ceará, é uma oportunidade de fortalecer a nossa identidade e tornar nossas tradições e inovações ainda mais ricas e diversificadas.

Lei Paulo Gustavo: a Lei Complementar nº 195, de 08 de julho de 2022, teve seu Decreto Federal de Regulamentação de Lei publicado no dia 11/05/2023 pelo Presidente Luís Inácio Lula da Silva.

Onde será aplicada?

Os recursos federais previstos serão repassados aos Estados e aos Municípios por meio de linhas de atuação. Para o setor audiovisual (maior montante designado) as áreas de aplicação dos recursos estão definidas no Artigo 6º e para as demais linguagens e segmentos culturais no Artigo 8º.

Esse incentivo vai possibilitar que o setor como um todo seja estimulado, cresça e se fortaleça: agentes culturais, artistas e pessoas criativas vão poder realizar suas produções.

Princípios e Diretrizes da LPG

Colaboração

Todos juntos – sociedade e gestores – decidindo para onde os recursos serão destinados.


Inclusão e Participação

Com apoio a projetos que combatem a discriminação e promovem o respeito à diversidade, a lei Paulo Gustavo contribui para criar um ambiente mais inclusivo e equitativo na sociedade. Demonstra o compromisso com a produção artística e cultural de mulheres, negros, indígenas, LGBTI+, pessoas com deficiência e outros segmentos sociais. O objetivo é que todas as pessoas tenham voz e participem ativamente.


Apoio aos Sistemas Municipais

As cidades se comprometem a oficializar seus sistemas culturais com a implantação de conselhos, planos e fundos, fortalecendo assim o Sistema Nacional de Cultura.


Seleção Acessível

Prioridade para usar formas de seleção que todos possam
entender e participar.

Entendendo o papel de cada agente envolvido com a Lei Paulo Gustavo

Como a Lei Paulo Gustavo funciona?

Ministério da Cultura (Governo Federal)

Gestores locais (estados, cidades e Distrito Federal)

Pessoas da cultura

Veja como funciona o acesso aos recursos da Lei Paulo Gustavo
1
O estado, município ou Distrito Federal (DF) precisa cadastrar um Plano de Ação na plataforma TransfereGov
2
Com o Plano de Ação aprovado, o Ministério da Cultura faz o repasse da verba ao estado, município ou DF
3
Com a verba recebida, o estado, município ou DF lança editais, prêmios ou chamamentos públicos
4
Então os fazedores de cultura submetem suas propostas diretamente aos estados, municípios ou DF, de acordo com o previsto nas seleções públicas de cada federada
5
Por fim, o estado, município ou DF repassa os recursos aos/às proponentes selecionados/as
6
A população usufrui das ações